Acompanhe nossas novidades

Postado em 02 de Julho de 2015 às 08h52

Recebi uma herança. Sou obrigado a repartir com os filhos?

  • Firme Negócios Imobiliários -

Dúvida do internauta: Meus pais doaram um imóvel para mim, seu filho único. Posso vender o bem recebido como herança sem dividir o valor com os meus filhos, ou seja, os netos dos doadores?

Resposta de Samir Choaib*

Considerando que os seus filhos somente terão direito ao seu patrimônio após a sua morte, não há obrigação alguma que você divida o valor recebido a partir da venda do imóvel com seus filhos ou precise da autorização deles para a venda do bem.

Se for casado, você precisará apenas do consentimento da sua esposa para vender o imóvel, dependendo do regime de bens definido na celebração do matrimônio.

A autorização somente não é necessária caso vocês tenham optado pelo regime de separação total de bens. Na união estável, o consentimento do companheiro para a venda do imóvel doado também não é exigido, independentemente do regime de bens.

Veja também

Não consigo pagar o financiamento do imóvel. Como negociar?25/11/14 Dúvida do internauta: Tenho 49 anos, vivo em um imóvel quitado na cidade de São Paulo e resolvi financiar, durante 30 anos, outro imóvel no litoral do estado. Já paguei parcelas da dívida durante dois anos, mas minha esposa ficou desempregada e a partir do ano que vem não terei condições de continuar a pagar o financiamento. Sei que posso perder o......
IGP-M avança no mês e fica em 0,76%05/02/15 O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,76%, em janeiro/2015. Em dezembro, o índice variou 0,62%. Em janeiro de 2014, a variação foi de 0,48%. Em 12 meses, oIGP-M registrou alta de 3,98%. O IGP-M é......

Voltar para Notícias