Acompanhe nossas novidades

Postado em 02 de Julho de 2015 às 08h52

Recebi uma herança. Sou obrigado a repartir com os filhos?

  • Firme Negócios Imobiliários -

Dúvida do internauta: Meus pais doaram um imóvel para mim, seu filho único. Posso vender o bem recebido como herança sem dividir o valor com os meus filhos, ou seja, os netos dos doadores?

Resposta de Samir Choaib*

Considerando que os seus filhos somente terão direito ao seu patrimônio após a sua morte, não há obrigação alguma que você divida o valor recebido a partir da venda do imóvel com seus filhos ou precise da autorização deles para a venda do bem.

Se for casado, você precisará apenas do consentimento da sua esposa para vender o imóvel, dependendo do regime de bens definido na celebração do matrimônio.

A autorização somente não é necessária caso vocês tenham optado pelo regime de separação total de bens. Na união estável, o consentimento do companheiro para a venda do imóvel doado também não é exigido, independentemente do regime de bens.

Veja também

7 casos que dispensam pagar IR pelo lucro com venda de imóveis22/04/15 É possível se livrar do Imposto de Renda (IR) sobre o ganho de capital com um imóvel? Em alguns casos, sim. Situações específicas permitem pagar menos ou até ficar 100% livre do tributo sobre o lucro obtido nessas transações. É importante lembrar que o valor de compra de um imóvel – não importando há quanto tempo......
Veja dicas para declarar imóveis no Imposto de Renda de 201506/03/15 Especialistas tiram dúvidas sobre compra, venda e doações. Casas e apartamentos devem estar listados na relação de bens. Compra, venda e doação de imóveis devem constar na......

Voltar para Notícias