Acompanhe nossas novidades

Postado em 02 de Julho de 2015 às 08h52

Recebi uma herança. Sou obrigado a repartir com os filhos?

  • Firme Negócios Imobiliários -

Dúvida do internauta: Meus pais doaram um imóvel para mim, seu filho único. Posso vender o bem recebido como herança sem dividir o valor com os meus filhos, ou seja, os netos dos doadores?

Resposta de Samir Choaib*

Considerando que os seus filhos somente terão direito ao seu patrimônio após a sua morte, não há obrigação alguma que você divida o valor recebido a partir da venda do imóvel com seus filhos ou precise da autorização deles para a venda do bem.

Se for casado, você precisará apenas do consentimento da sua esposa para vender o imóvel, dependendo do regime de bens definido na celebração do matrimônio.

A autorização somente não é necessária caso vocês tenham optado pelo regime de separação total de bens. Na união estável, o consentimento do companheiro para a venda do imóvel doado também não é exigido, independentemente do regime de bens.

Veja também

Desaceleração dos preços dos imóveis continua, mostra pesquisa 07/11/14 SÃO PAULO – O Índice FipeZap Ampliado, que acompanha o preço dos imóveis em 20 cidades brasileiras, registrou avanço de 5,88% em 2014. Esse valor é 0,75 ponto percentual superior ao IPCA do período (considerando a expectativa de inflação no mês de outubro apurada pelo boletim Focus/Banco Central). Ou seja, em média o preço dos......
Mudanças nos financiamentos da CAIXA entram em vigor 01/08/16 Entraram em vigor, nessa semana, as mudanças no financiamento de imóveis com valor igual ou superior a R$ 650 mil, pela Caixa Econômica Federal. A estratégia visa atingir todas as classes de renda, na qual os contratantes......

Voltar para Notícias