Acompanhe nossas novidades

Postado em 02 de Julho de 2015 às 08h52

Recebi uma herança. Sou obrigado a repartir com os filhos?

  • Firme Negócios Imobiliários -

Dúvida do internauta: Meus pais doaram um imóvel para mim, seu filho único. Posso vender o bem recebido como herança sem dividir o valor com os meus filhos, ou seja, os netos dos doadores?

Resposta de Samir Choaib*

Considerando que os seus filhos somente terão direito ao seu patrimônio após a sua morte, não há obrigação alguma que você divida o valor recebido a partir da venda do imóvel com seus filhos ou precise da autorização deles para a venda do bem.

Se for casado, você precisará apenas do consentimento da sua esposa para vender o imóvel, dependendo do regime de bens definido na celebração do matrimônio.

A autorização somente não é necessária caso vocês tenham optado pelo regime de separação total de bens. Na união estável, o consentimento do companheiro para a venda do imóvel doado também não é exigido, independentemente do regime de bens.

Veja também

Imóvel na planta sem registro é crime26/11/14 A 11ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, da Habitação e Urbanismo alerta consumidores sobre irregularidades que podem ocorrer na comercialização de imóveis. De acordo com a promotora Claudine Lara Aurélio Bettarello, apartamentos na planta e lotes em condomínio não podem ser vendidos sem o prévio registro de......
Registro de imóveis poderá ser feito online em breve 29/12/14 A necessidade de deslocamento do cidadão até o cartório para a solicitação de certidões, verificação do andamento de processos – e mesmo o protocolo de boa parte dos documentos – já......

Voltar para Notícias