Acompanhe nossas novidades

Postado em 22 de Dezembro de 2014 às 08h58

Quais as principais causas da valorização no preço dos imóveis?

  • Firme Negócios Imobiliários -

Em meio a tantas informações que bombardeiam o mercado financeiro todos os dias, a alta no preço dos imóveis é uma que sempre chega aos nossos ouvidos, e passamos a aceitá-la e a entender que se trata de um fato natural no mercado imobiliário.

Mas podemos fazer uma análise mais aprofundada e tentar descobrir por quais razões os preços dos imóveis tornam-se a cada dia mais elevados. Por que essa alta ocorre quase que independente de outros fatores que regem a economia? Para entender esse fenômeno devemos nos ater aos fatores que levam investidores a preferir a compra de imóveis.

Elencamos abaixo alguns aspectos que poderão explicar essa variação sempre positiva no preço dos imóveis:

Lei da oferta e da procura
Há uma máxima na economia que prevê que quando houver uma procura por um determinado bem maior do que a quantidade ofertada, consequentemente esse bem será mais valorizado no mercado. No caso dos imóveis, podemos afirmar que numa região onde existam poucos imóveis disponíveis para compra e venda, os que existirem serão mais valorizados, ocasionando a alta em seus preços.

A busca pela segurança do investimento
A aquisição de imóveis é reconhecida pelos especialistas do setor financeiro como sendo uma das mais seguras formas de aplicação. Ao analisarmos um imóvel e suas condições de mercado — que incluem a localização, a infraestrutura da região, as facilidades oferecidas, etc. —, o que parece é que, por mais distante que seja a localidade onde está situado o imóvel, e por mais precárias que sejam suas condições de acesso e conforto, o certo é que se espera que o desenvolvimento chegue ali em algum momento, ou seja, é apenas questão de tempo. Considerando que se trata de um investimento de longo prazo, a valorização, portanto, na mente do investidor, é quase certa, e também é questão de tempo.

Incertezas do mercado financeiro
Um motivo pelo qual o preço dos imóveis sempre aumenta é a grande procura que vendedores e compradores fazem por esse tipo de negócio. A oscilação do mercado financeiro não atrai grandes investimentos. Qualquer indivíduo que possua um montante maior para investir, ao analisar as ofertas do mercado financeiro, muito provavelmente fará a escolha pelo investimento em imóveis.

Possibilidade de valorização do bem
Como dissemos anteriormente, na expectativa de obter uma rentabilidade acima de todos os investimentos disponíveis no mercado, o investidor se sente atraído pela facilidade de ganhar dinheiro com o imóvel, sem fazer muito esforço.


Projeção de melhorias na localidade
O investidor do ramo imobiliário sempre procura enxergar o futuro. A possibilidade de que ocorram melhorias como: vias de acesso, construção de escolas, hospitais, supermercados, abertura de loteamentos, residenciais, etc, também propicia a alta nos preços dos imóveis.

Históricos de valorizações exorbitantes
Todo mundo conhece uma história de alguém que adquiriu um lote, uma casa ou um apartamento por um pequeno valor e que, com o passar dos anos, valorizou-se excessivamente. Esses relatos, alguns até folclóricos, contribuem com a esperança de muitos compradores de que ao adquirir um imóvel ele seja valorizado em projeções geométricas, muito acima de qualquer aplicação ou investimento financeiro.

O efeito reforma
A reforma de um imóvel certamente proporciona uma valorização de seu preço. O fato interessante é que mesmo os imóveis que não passam por uma reforma podem também ser valorizados, claro que em uma proporção menor, quando têm ao redor imóveis que foram reformados, pois o investidor passa a enxergar o potencial do bem, caso passe por uma reforma.

Veja também

Como passar o imóvel para o nome do filho?25/05/15 Quero passar um apartamento que tenho para o nome do meu filho que se casou a pouco. Como eu faço, vou no cartório onde o imóvel está registrado e tal? Eu pago quanto para fazer esse tramite. É caro? Demora quanto tempo? Para que você passe um apartamento para o nome do seu filho será necessário que seja realizada uma escritura de doação em um......
IGP-M avança no mês e fica em 0,76%05/02/15 O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,76%, em janeiro/2015. Em dezembro, o índice variou 0,62%. Em janeiro de 2014, a variação foi de 0,48%. Em 12 meses, oIGP-M registrou alta de 3,98%. O IGP-M é......
Caixa reduz prazo de registro dos contratos de imóveis16/03/15 Na semana passada, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), apresentaram mais uma medida que vai deixar os financiamentos habitacionais mais práticos......

Voltar para Notícias