Acompanhe nossas novidades

Postado em 14 de Janeiro de 2015 às 09h06

Posso utilizar o FGTS para a compra de um segundo imóvel?

  • Firme Negócios Imobiliários -

É permitido utilizar o FGTS na compra de um segundo imóvel caso os recursos do fundo tenham sido utilizados anteriormente em imóvel comprado em conjunto com outra pessoa, mas do qual o usuário não seja mais co-proprietário?

Resposta de Marcelo Tapai*

Quando o FGTS é utilizado para a compra de um imóvel, mesmo que em conjunto com outra pessoa, os recursos do fundo não podem ser utilizados novamente. O valor do FGTS somente pode voltar a ser usado caso o proprietário venda o primeiro imóvel.

A restrição para uso de FGTS ocorre quando o comprador adquire um imóvel de um proprietário que tenha utilizado o FGTS há menos de três anos, seja para dar como entrada na hora da compra ou para amortizar o financiamento desse imóvel que deseja comprar.

Por exemplo, A usou o FGTS para comprar um imóvel e decide vendê-lo um ano depois. Se B quiser comprar esse imóvel, não poderá usar o seu FGTS, porque A já utilizou os recursos do fundo na compra do mesmo imóvel em um período inferior a três anos.

Fonte: Exame

Veja também

Confira as expectativas do mercado imobiliário para 2015?26/12/14 De acordo o Secovi-SP, o setor de residencial novo é o último a ser afetado por problemas da economia Os fundamentos do mercado imobiliário para imóveis residenciais estão muito bem, na visão de Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP. “Trabalhamos para quem precisa do imóvel, já que cerca de 70% da demanda é para primeira moradia. E o......
Qual banco escolher para financiar o meu imóvel?25/02/15 Dúvida do internauta: A princípio irei financiar meu imóvel no Santander, que viabilizou a construção do empreendimento onde a unidade que adquiri está localizada. O gerente do banco está tentando me......

Voltar para Notícias