Acompanhe nossas novidades

Postado em 29 de Outubro de 2014 às 09h40

Posso usar o FGTS duas vezes no financiamento do imóvel?

Imóveis (29)Apartamentos (23)Legislação (16)
  • Firme Negócios Imobiliários -

Dúvida do internauta: Tenho um financiamento de imóvel pela Caixa Econômica Federal, e usei o valor que tinha no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para a compra da casa.

Após um ano já tenho acumulado cerca de 8,6 mil reais na conta vinculada ao fundo. Posso usar este valor para abater as parcelas do financiamento, de 790 reais mensais e decrescentes?

Resposta de Marcelo Tapai*:

Para usar o FGTS na redução da dívida do financiamento existem algumas regras.

É necessário estar com as prestações do financiamento imobiliário em dia e ter saldo na conta vinculada ao fundo.

Além disso, para poder utilizar os recursos para o pagamento da casa própria novamente é necessário esperar um intervalo mínimo de dois anos desde a última utilização.

Para o pagamento de apenas algumas parcelas do financiamento, o FGTS pode ser usado para abater até 80% do valor das prestações a vencer no prazo máximo de 12 meses.

Para pagamento de prestações em atraso, a Caixa Econômica Federal permite usar o FGTS somente para quitar, no máximo, três parcelas, mas esssa regra pode ser contestada na Justiça.

Decisões judiciais autorizam o pagamento de mais parcelas em atraso, desde que o mutuário se enquadre em outras regras, como por exemplo, ter saldo na conta vinculada ao FGTS, e o valor do imóvel estar adequado aos limites do FGTS, por exemplo.

*Marcelo Tapai é advogado especialista em direito imobiliário e sócio do escritório Tapai Advogados. É presidente do Comitê de Habitação da OAB/SP e diretor do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor)

Fonte: Exame

Veja também

Documentação imobiliária e a medida provisória nº 656/2014: possibilidade de maior segurança às transações imobiliárias27/12/14 É fato incontroverso que o corretor de imóveis deve atuar com prudência e cautela nas transações imobiliárias nas quais esteja envolvido. É o que impõe a própria legislação civil brasileira quando, em seu art. 723, determina que ele informe ao cliente sobre todos os riscos relativos ao negócio, sob pena de responder pelas perdas e......
Secovi oficializa parceria com o Portal Chave Fácil20/11/14 O Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi-Oeste/SC) oficializará, nesta quinta-feira (20), em Chapecó, parceria com o Portal Chave Fácil (www.chavefacil.com.br). O evento ocorrerá no salão nobre do Lang Palace Hotel,......

Voltar para Notícias