Acompanhe nossas novidades

Postado em 20 de Abril de 2015 às 09h31

Os bancos com as menores taxas de financiamento imobiliário

  • Firme Negócios Imobiliários -

Ao pesquisar o custo do financiamento para compra do imóvel entre diversas instituições financeiras, o consumidor pode economizar até 119 mil reais. É o que conclui o levantamento da associação de consumidores Proteste, que aponta quais bancos oferecem as maiores e menores taxas no crédito imobiliário.

Foram simuladas três situações para um perfil de comprador de 35 anos e um prazo de financiamento de 30 anos.

No primeiro cenário, o tomador tem uma renda familiar mensal de 10 mil reais e quer comprar uma unidade de 400 mil reais. No segundo cenário, a renda familiar é de 22 mil reais por mês e o preço do imóvel é de 800 mil reais e, no terceiro cenário, a renda familiar mensal é de 4,5 mil reais e a unidade custa 150 mil reais.

O objetivo é mostrar qual é o melhor financiamento em cada cenário considerando as condições oferecidas em sete bancos: Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, HSBC e Banrisul.

A posição de cada instituição no ranking foi definida a partir do Custo Efetivo Total (CET) oferecido em cada empréstimo. O CET é a taxa que mostra não só os juros, como todos os encargos incluídos no financiamento do imóvel, e é a melhor forma de comparar as taxas oferecidas pelos bancos.

O Citi ficou de fora do levantamento da Proteste porque não permite realizar a simulação do crédito imobiliário pela internet.

Como o Banco do Brasil permite realizar simulações em prazos de 30 anos apenas no primeiro cenário, ele não foi incluído nas simulações dos demais cenários, para os quais o banco oferece apenas financiamentos de até 25 anos.

Em financiamentos com prazos menores, os juros e tarifas com seguro são menores, o que acaba reduzindo o CET oferecido pelo banco aos clientes. Por conta disso, o Banco do Brasil foi retirado dos dois rankings.

Veja a matéria na integra em:

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/os-bancos-com-as-menores-taxas-no-financiamento-imobiliario

Veja também

Devo resgatar a previdência para pagar meu imóvel?23/12/14 Ao resgatar o dinheiro aplicado no plano de previdência, o investidor pode precisar pagar altos impostos, dependendo do tempo em que o valor ficou investido, da modalidade do plano (PGBL ou VGBL) e da tabela de tributação escolhida (regressiva ou progressiva). Com tantas regras, a decisão sobre mexer ou não na previdência é complexa. Veja no vídeo de......
Lançamentos de imóveis podem ter recuperação em 201517/12/14 Os lançamentos de imóveis no Brasil devem mostrar alguma recuperação no segundo semestre de 2015, depois de um ano que mostrou maior seletividade das empresas para novos empreendimentos, descontos agressivos e vendas mais......

Voltar para Notícias