Acompanhe nossas novidades

Postado em 21 de Janeiro de 2015 às 08h49

Melhor reduzir a parcela ou o prazo do financiamento?

  • Firme Negócios Imobiliários -

Dúvida do internauta: Contratei um financiamento de 88 mil reais para pagar meu imóvel. Meu saldo devedor é de 74,6 mil reais e pago juros de 4,5% ao ano. Tenho 20 mil reais, que posso usar para amortizar as 100 parcelas finais do empréstimo e diminuir o tempo da dívida de 300 para 246 meses. Outra opção é usar o dinheiro para reduzir o valor das prestações de 594 reais para 435 reais. Qual é a melhor opção?

Resposta de Ronaldo Gotlib*

A melhor opção em casos como este é sempre amortizar o saldo devedor, que é a verdadeira dívida do mutuário. Ao reduzir o tempo de pagamento, você paga menos juros.

Diminuir prestações representa um alívio momentâneo, que não justifica o investimento de reservas como o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que pode ser utilizado para amortizar o valor da dívida.

A exceção é no caso de o valor da parcela ameaçar a capacidade de pagamento da dívida. Esse tipo de amortização tem a finalidade exclusiva de oferecer maior fôlego financeiro para quem deve. 

Veja também

CRISE NÃO ATINGE SETOR IMOBILIÁRIO27/01/15 Chapecó 2015: expectativas do setor imobiliário são otimistas As dificuldades que a economia brasileira enfrentará neste ano não prejudicarão o desempenho do mercado imobiliário de Chapecó, um dos mais dinâmicos de Santa Catarina. O Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi) prevê um crescimento entre 5% e 6% este ano, com um número......
Veja dicas para declarar imóveis no Imposto de Renda de 201506/03/15 Especialistas tiram dúvidas sobre compra, venda e doações. Casas e apartamentos devem estar listados na relação de bens. Compra, venda e doação de imóveis devem constar na......

Voltar para Notícias