Acompanhe nossas novidades

Postado em 06 de Janeiro de 2015 às 08h26

Como transferir financiamento de imóvel a outra pessoa?

  • Firme Negócios Imobiliários -

    Dúvida do internauta: Adquiri um imóvel, mas como na época minha renda não era tão alta ele foi comprado no nome da minha mãe para que eu tivesse o crédito aprovado. Hoje já tenho uma renda razoável e gostaria de transferir o imóvel e o financiamento para o meu nome. O que devo fazer? É preciso realizar uma nova transação de compra e venda ou existe outra possibilidade?

    Resposta do especialista:


    A questão contempla duas situações distintas. A primeira se refere à transferência da propriedade do imóvel objeto do financiamento e a segunda do financiamento propriamente dito.

    Para que você seja considerada proprietária do imóvel deverá ser formalizada uma operação de compra e venda, com a incidência de imposto sobre a transmissão do imóvel (ITBI) e o registro da propriedade junto ao cartório de registro de imóveis.

    A transferência do financiamento é possível desde que você obtenha aprovação de crédito junto à instituição financeira credora, mantendo as condições contratuais básicas do financiamento original.

    Importante salientar que é preciso verificar as condições contratuais originalmente assumidas por sua mãe quando contraído financiamento, para checar se o prazo de pagamento, a taxa de juros e outros encargos que influenciam no valor da prestação são adequados ao seu perfil ou se a contratação de um novo financiamento, inclusive por meio de uma outra instituição financeira, poderá ser a melhor opção diante das condições de mercado atuais.

    Fonte: Exame (adaptado)

    Veja também

    Documentação imobiliária e a medida provisória nº 656/2014: possibilidade de maior segurança às transações imobiliárias27/12/14 É fato incontroverso que o corretor de imóveis deve atuar com prudência e cautela nas transações imobiliárias nas quais esteja envolvido. É o que impõe a própria legislação civil brasileira quando, em seu art. 723, determina que ele informe ao cliente sobre todos os riscos relativos ao negócio, sob pena de responder pelas perdas e......
    Devo resgatar a previdência para pagar meu imóvel?23/12/14 Ao resgatar o dinheiro aplicado no plano de previdência, o investidor pode precisar pagar altos impostos, dependendo do tempo em que o valor ficou investido, da modalidade do plano (PGBL ou VGBL) e da tabela de tributação escolhida......

    Voltar para Notícias